Pantanero Home Distiling

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Cobre ou Inox?   

                     Cobre VS Inox a Guerra dos Alambiques

        Quem não tem duvida sobre o melhor material para se fazer um alambique?

        Então Vamos tentar entender um pouco essa historia!

Diz-se que as bebidas destiladas datam de aproximadamente de 7.000 anos AC. Puxa! São quase 10 mil anos de destilados no mudo... pois é, mas só agora a ciência veio analisar o que vem de dentro dos alambiques e seus materiais empregados na fabricação!
      Partindo do ponto de alambiques no geral, Sem ser especifico quanto ao seu produto final, temos 4 tipos básicos:


         Alambique de Cobre: este é sem duvida o mais usado! por ser fácil de encontrar e dar formato. mas estudos revelam que pode não ser o mais saudável, pesquisas recentes alertam para alguns fatores deste alambique, como os Íons de Cobre, e  o azinhavre ou  zinabre, como diz os mais antigos!


        Alambique de Aço Inox:  A resistência e durabilidade vem fazendo crescer a procura por  esse tipo de alambique. Ferramentas modernas permitem agora  a construção de alambiques com esse material quase indestrutível, e permitem uma limpeza rápida e eficiente.


        Alambique de Alumínio: Devido a toxidade deste material e a fácil volatização de suas partículas, não mais se utiliza para fabricação de bebidas... ficando assim empregado na extração de óleos essências para fabricação de perfumes e derivados


        Destilador de vidro ou Erlenmeyer: Utilizado em laboratórios, e também por alguns destiladores caseiros, esse tipo de material entrega o mais puro resultado na sua destilação sendo assim, entrega tudo de bom e tudo de ruim que resulta da condensação dos vapores.
Em grande escala ficaria inviavel


                                                Mas Então Qual o melhor?


Vamos analisar as informações entre os principais considerando 100% do material empregado! ou totalmente cobre, ou totalmente Inox!






                          As maiores concentrações dos aldeídos, com exceção do valeraldeído, nas amostras destiladas em alambique de cobre com relação as destiladas em aço inox, provavelmente se deva a conhecida reação de desidrogenação dos álcoois a aldeídos11. Além de sua participação na formação de aldeídos, o cobre age de forma a reduzir o teor de compostos sulfurados voláteis no destilado36,38,39, e portanto o desagradável odor típico de sulfetos. As análises efetuadas indicam que o principal componente desta classe de compostos é o dimetilsulfeto (DMS). O teor de DMS nas amostras destiladas em alambiques de aço inox (250mg/L) é superior ao das amostras destiladas em alambiques de cobre (150mg/L). Foi também constatado que as amostras destiladas em alambiques de cobre apresentam teor de sulfato (17 mg/L) cerca de 4 vezes superior ao das mesmas amostras destiladas em alambiques de aço inox (4 mg/L). Torna-se novamente evidente a influência do material com que foi fabricado o alambique na qualidade do produto final e a importância do conhecimento das reações que ocorrem durante o processo de destilação.

Então !

Descartando o Alumínio  o Vidro... Temos benefícios de ambos e malefícios de ambos !

Na teoria o Ideal seria a mistura perfeita entre os dois, combinar a resistência e a higiene do Aço Inox, com a Catalisação aromatização do cobre!

Não esqueça dos cortes de cabeça, e cauda! e Bons destilados!





                                                                                Pantanero Home Distiling

Nenhum comentário:

Postar um comentário